domingo, 3 de outubro de 2010

Arte Postal:











ARTE POSTAL


Primeiramente posso dizer que a arte que enviei para minha colega, me trouxe muita satisfação, pois foi algo novo que aprendi e mais por poder passar para outra pessoa o conhecimento que pude adquirir.
Fiz um porta retrato e utilizei varias ferramentas:Martelo,cola para couro(sapateiro),compasso,afiador,pincel,tinta,faquinha para cortar o couro,goivinha para o acabamento ao redor do quadro,balaio para fazer o meio(balaiar),picotador para cortar as bordas,régua para medir e marreta para bater a goivinha e não posso me esquecer da manta de sola(couro).Segue algumas fotos em destaque para que possam ver:

Podemos ver que arte postal é bem simples e legal de ser trabalhada, pois há total liberdade de meios e suportes ,e total liberdade na forma em que irá trabalhar.


ARTE POSTAL ARTE
Fabiane Pianowski
“ Motivos da criação da arte postal: Existem diversos motivos que levaram a criação da arte postal,entre eles estão, segundo Guy Bleus (2001): O descontentamento com a política de arte e com as galerias “importantes”, a necessidade de ampliar a função artística do criador, tomando parte em projetos internacionais e publicações e pela participação em exposições sem jurado e sem muitas concessões. Para o artista postal, a arte é um produto de comunicação e não uma mercadoria.



É interessante notar que a arte postal no Brasil iniciou-se no momento da censura,quando os artistas encontraram a solução para poder se expressar através da arte conceitual,com o objetivo de informar, protestar e denunciar, e sua principal característica são a expressão livre, em que telegramas, envelopes selos ou carimbos postais são utilizados como suporte para a expressão da sensibilidade.
Os artistas “reproduziram” suas artes nesse novo “formato”. Esse tipo de arte deu inicio a uma grande rede, houve uma forte ligação da arte postal e os movimentos, dentre eles destacamos o futurismo, o dadaísmo, o surrealismo, o novo realismo e o fluxus. Vários artistas praticaram esse tipo de arte, dentre eles Marcel Duchamp. “Arte Postal já trabalhava com os conceitos de difusão, criação compartilhada, interatividade, intercâmbio e produção em processo”.




Um comentário:

  1. Regiane, vc é uma artista.Adorei o seu blog. Por isso estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles.estarei grato esperando vc, lá.
    Abrass
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir