domingo, 3 de outubro de 2010

Resenha do filme:O Show de Truman do diretor Peter Weir .

Disciplina TCE - 3:

O Show de Truman



O filme “ Show de Truman” foi dirigido por Peter Lindsay Weir e nele é apresentado uma personagem que vive um protagonista em um show de sua própria vida. Este filme foi produzido no ano de 1998 e apresenta um mundo fictício todo preparado para receber o ator que é real. É interessante como o autor desse filme consegue de uma forma tão convincente manipular as vontades do ator principal onde dita a ele em forma de acontecimentos o que deve fazer e também até o que pensar. Até a enfermeira que se relaciona com ele é uma atriz dirigida para esse fim.
O autor de forma interessante criou uma situação circular de idéias e costumes entre Truman e a sociedade exterior. Ele vive sua vida sem saber que está sendo filmado e as pessoas que o assistem acabam, pelo poder da mídia, por imitá-lo e ele é induzido a fazer exatamente o que lhe é imposto.
No site,
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=98 há uma análise sobre este assunto:



O programa é cria da indústria cultural, produzido do alto pelas instituições sociais dominantes, que determinam o processo de consumo, instaurando na audiência uma reação automática e irreflexiva perante àquilo a ser consumido. Esse fato pode ser observado nas cenas em que aparecem as garçonetes, os policiais, as duas senhoras e o rapaz da banheira, pois essas pessoas estão constantemente assistindo ao show, inclusive em seus locais de trabalho e no correr da noite, não demonstrando preocupação com o fato de Truman viver todos os dez mil novecentos e nove capítulos aprisionado para entretê-los e vender-lhes os variados gêneros de produtos circulantes no sistema de livre-mercado. Não são capazes de tomar decisões sem a intervenção de agentes externos e passam a aderir acriticamente aos valores impostos e dominantes, difundidos pelos meios. Truman, por sua vez, é a personificação dessas pessoas. Vive em um mundo controlado, onde produtores se conjugam harmonicamente, determinando os padrões de consumo, tendo como objetivos principais a venda de mercadorias e o lucro acima de tudo, não importando a qualidade do produto, nem se estão sendo dignos com a humanidade e a sociedade.



Isso é o que mais acontece no mundo de hoje, pois o consumismo está acabando com muitas vidas que mesmo sem dar conta de cumprir com seus compromissos, se deixam levar pelo incentivo que recebem dos meios de comunicação a até mesmo comprar algo que nunca irá usar. O domínio, do poder, maior dos agentes externos os corrompem.
Truman mesmo sendo subjugado a uma vida manipulada, vamos dizer assim, começa a desenvolver dentro de si a vontade de buscar novos ideais.Na verdade é confirmado através dessa mudança na personagem que o ser humano pode mudar sua realidade através de si mesmo.






http://www.overmundo.com.br/overblog/truman-em-busca-da-liberdade
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=98
http://regianeartesuab.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário