domingo, 3 de outubro de 2010

Programa Casseta e planeta urgenta!!!

Trabalho feito:da disciplina de TCE-3 - Analizando a Tv.


Na rede Globo de televisão, nas terças-feiras é exibido o programa Casseta e Planeta Urgente destinado aos telespectadores jovens e adultos por abranger vários tipos de assuntos, que a esta faixa etária interessa: futebol, novela, política; abordando tudo com um humor diferente e mais elaborado. Algumas pessoas, deste público, às vezes sentem dificuldades em entender ou interpretar o humor existente pelo grau de interpretação exigido nas apresentações.
Os assuntos, abordados neste programa, tentam em seus enredos repassar valores sociais e culturais sem preconceitos, sejam eles religiosos ou simplesmente socioculturais. Para eles credos e costumes são tratados criticamente tentando alertar os telespectadores dos problemas éticos porquê passa o Brasil. Problemas como homofobia, ambição, conceito de justiça são repassados sob uma ótica pessoal segundo a idéia de seus produtores, porém faz com que, quem assiste, pense sobre o assunto porque eu mesma como telespectadora discordo em muitos momentos da forma como eles mostram suas verdades e fico repensando e debatendo com meus amigos ou familiares.
A rede globo tem uma grande audiência e tenta ser bem perfeccionista em tudo o que faz e o figurino tem melhorado deixando as cada vez mais real as personagens; por vezes os atores humoristas imitam até a voz , o que dá mais significação e graça, mas nem sempre conseguem porque, dependendo da abordagem escolhida por eles, em determinados assuntos, acaba deixando o programa meio chato.
Não é um programa que apresenta uma beleza comum que a mídia deixa explicita, pois ambos os atores são bem diferentes e seus personagens bastante diversificados, ora magérrimos, obesos, intelectuais, analfabetos, homossexuais, negros, etc. Suas críticas são algumas vezes pejorativas e as pessoas que são imitadas por eles já entraram em atritos com seus produtores.
Como toda a mídia, seu poder, de certa forma, pode influenciar o comportamento das pessoas que o assistem, mas por atingir uma grande parte de adultos, destes já se espera idéias formadas sabendo refletir e tomar suas decisões com segurança. Claro que isso não é fechado porque cada pessoa tem seus conceitos e ideais e alguns acabam por imitar aspectos como modo de falar e vestir. As propagandas que são exibidas nos intervalos, também atingem ao mesmo público e oferecem produtos que incentivam ao consumo apresentando como necessários carros mais confortáveis, móveis e eletrodomésticos, Lançamento de CDs, etc.
Quanto à produção, é de minha opinião que Casseta e Planeta Urgente vêm caindo de audiência já há algum tempo. Eu mesma já não assisto ao programa todo e sim somente alguns quadros. Isso é pelo fato das piadas estarem sendo repassadas de forma pesada e repetitiva, pois o segredo do humor é pegar o espectador de surpresa. Se ficar repetindo, por mais brilhante que seja a piada, ela perde o sentido. Se eu dirigisse este programa tentaria mesclar fatos reais com fatos “utópicos” de justiça, solidariedade, preservação da natureza, procurando através dos sonhos de novos ideais contagiar os telespectadores com uma forma de vida mais solidária, justa e “humana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário